quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Solista - Filme


Assisti esse filme à umas três semanas atrás aproximadamente. Conheci o título porque tinha alguém aqui em casa olhando tv e quando eu ia passando pela cozinha saltou aos olhos a imagem de um cara tocando violoncelo, peguei o final do trailer já, mas foi o suficiente para pegar o nome do filme que imediatamente corri para anotar na lista para assistir. 

Não sei todos os leitores sabem e para situar os novos leitores, eu sou musicista. Toco saxofone soprano e sou completamente apaixonada pelo que faço. Além de tudo ainda tenho uma quedinha, ou melhor, uma loucura por instrumentos de cordas como violoncelo, violino, viola clássica, etc. então o filme me pegou por ai.

Muitas expectativas na hora de assistir e eis a surpresa: o filme era uma DRAMA! Eu não sou muito chegada no gênero, porém sou perseguida por ele. Vários filmes que assistir me chamavam atenção por algum detalhe no enredo ou algum personagem, lá ia eu com a maior expectativa e eis que era um drama.

O solista fala sobre dois homens. Um é Steve Lopez, jornalista, que tem uma coluna famosa no Los Angeles Times e como todo jornalista está sembre um busca de uma história para escrever em sua coluna. O outro é Nathaniel Ayers, sem teto, violinista que toca um um violino de apenas duas cordas.

Em um dia como outro qualquer Steve vê Nathaniel tocando seu violina na rua e encontra uma boa história para sua coluna. Steve passa a procurar pelo violinista na rua, busca informações a partir de coisas vagas que Nathaniel fala, até que finalmente encontra sua história. Steve descobre a origem de Nathaniel, sua paixão pela música e o porquê de ele ter virado um sem teto. Através de sua coluna o jornalista consegue ajuda para Nathaniel e ana busca por ajudá-lo acabam tornando-se amigos.

Nathaniel sofre de esquizofrenia e o tema é o centro do filme. As crises do músico, os primeiros sinais da doença, a busca pela inclusão, são os temas abordados no filme.

Outra coisa que passa um pouco desapercebida, mas que também é tratada é a vida do jornalista, seus fracassos pessoais, sua busca incessante por fazer as coisas darem certo em sua vida. O drama não é só de um, mas dos dois personagens.

Uma questão bastante abordada no filme também, são os sem tetos, os "homens invisíveis". Embora o filme retrate a realidade americana, o problema não deixa de ser contexto do Brasil também e em ano de copa do mundo, vem bem a calhar.

Opinião:

O roteiro do filme, a atuação, os efeitos, é tudo muito bom, mas o filme em si é muito cansativo! Assisti ele dando pausas para sair e dar uma respirada. Passa muita emoção a história, envolve até um certo ponto. Como li em alguns sites de críticas, é um filme digno de Oscar, mas isso não significa que seja tão bom ou envolvente. Fico na dúvida sobre assistir novamente ou não. Não posso dizer que não recomendo, porém não é um filme essencial de ser assistido.

Como eu disse antes, não sou chegada no gênero do filme, drama. O que me atraiu de verdade foi a música, e isso é bem explorado, a playlist do filme é ótima! Se você gosta de drama e é uma pessoa que tem um gosto mais sofisticado para filme não deixe de assistir então.

•Filme baseado em fatos reais
•Ótimas atuações
•Drama
•Temas sociais atuais






Para mais informações e crítica recomendo a leitura de:
http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-o-solista/#.UujrGtJTvIU

Assista o trailer:


Um comentário:

  1. Adorei seu Bolg de verdade :3 !!
    Me visita http://bgdeuvontade.blogspot.com.br/2014/01/voltando-com-tudo.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!