quarta-feira, 31 de julho de 2013

As Crônicas de Nárnia - O cavalo e seu menino - C.S.Lewis

Resenha do terceiro livro pela ordem do volume único das Crônicas de Nárnia pela editora Martins Fontes.

O cavalo e seu menino

Essa história não se passa exatamente em Nárnia, mas envolve os seres de Nárnia. Nesse livro somos apresentados a outras terras, vizinhas de Nárnia. No inicio do livro vemos um lindo mapa que tem as  terras de Tashbaan, Arquelândia, o deserto e Nárnia. As aventuras aqui narradas são protagonizados por um cavalo chamado Bri e seu menino que se chama Shasta e mais duas companheiras que arrumaram no caminho, a égua Huin e sua menina Aravis.

Shasta foi encontrado por um pescador em uma canoa na praia. O pescador o criou, não exatamente com muito amor e carinho, mas lhe dava o que comer. Um dia eles recebem a ilustre visita de um Tarcaã que veio montado em Bri. No meio da noite os dois resolvem fugir juntos já que se sentiam mal tratados por seus companheiros. Bri quer ir para Nárnia, sua terra natal e Shasta aceita ir para lá. No caminho para Nárnia eles precisam passar por Tashbaan por isso passam um dia inteiro planejando sua viagem. Na noite seguinte eles partem. Rumo ao Norte, rumo a Nárnia!


Durante a viagem eles são atacados por leões e devido o ataque eles encontram-se com Huin e Aravis.
Aravis é uma Tarcaína - não entendi bem o é um Tarcaã, mas acredito que sejam de linhagem real - que fugiu da casa de seu pai por ser obrigada a casar-se com um velho conselheiro do rei. Agora, eles irão juntos para Nárnia.

Em Tashbaan eles acabam se desencontrando. Shasta é capturado sendo confundido com o príncipe de Arquelandia e é levado para o palácio. Lá ele conhece a família real de Nárnia que está em Tashbaan a convite do príncipe que tenta convencer a rainha Susana a se casar com ele. O menino descobre os planos da família em fugir pelo mar e voltar para Nárnia. Aravis por sua vez encontra uma amiga que casou com um Tarcaã e está vivendo em um lindo palácio. A amiga, embora relutante, ajuda Aravis a fugir da cidade e a levar os cavalos até o local onde combinaram de se encontrar os quatro. Durante a sua fuga Aravis descobre o plano do príncipe de promover uma guerra contra Nárnia, começando os ataques por Arquelândia.

Eles partem e fazem uma longa viagem pelo deserto. No caminho eles encontram um eremita que lhes dá abrigo. Shasta sabendo de tudo o que está para acontecer e sendo o único que pode no momento sai em viagem sozinho rumo a Arquelândia para avisar o rei sobre o ataque.

Vou me deter aqui porque se não vou acabar contando toda a história!


Eu gostei desse livro. Achei melhor que O leão a feiticeira e o guarda-roupa, porém, sem o segundo livro seria impossível entender algumas partes desse. O livro tem total conexão com o anterior. A familia real de Nárnia por exemplo, que eu citei acima, são os irmãos Edmundo, Susana, Pedro e Lúcia que citei na resenha do livro anterior. Ou seja, essa história se passa no tempo em que as crianças estavam dentro do guarda-roupa. A história é muito boa a nos faz viajar junto com os personagens pelo mapa do inicio do capitulo. Eu adorei e recomendo.

Numa classificação individual esse fica com 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!