terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lago dos Sonhos, Kim Edwards


06/02/2013
Quarta-Feira

Lago dos Sonhos
Kim Edwards

"Às vezes o passado esconde segredos capazes de transformar nossas vidas."


Lago dos Sonhos - e não O lago dos sonhos como tenho visto por ai - conta a história de Lucy Jarrett. Ela mora no Japão com o namorado Yoshi, mas está presa a uma perda que ocorreu no passado, muito longe dali.
O pai de Lucy morreu afogado no lago nos fundos de sua casa. Naquela noite, antes de sair para pescar, ele encontrou com Lucy que ia chegando em casa após passar a noite com o seu namorado Keegan. Lucy recusou o convite do pai para ir pescar e essa foi a ultima vez que conversaram. Lucy jamais superou esse episódio por acreditar que se estivesse junto com seu pai o pior não teria acontecido. Lucy resolve dar às costas para aquele cenário de dor e tristeza e vai para a faculdade. É bem sucedida e aparentemente feliz. Um dia quando sua mãe sofre um acidente sem gravidade ela volta à Lago dos Sonhos para uma visita que acabaria desencadeando em uma rede de revelações sobre o seu passado e de sua família. Tudo o que Lucy sempre acreditou foi abalado e depois de suas descobertas ele nunca mais será a mesma. 
Algumas coisas acabaram pondo em dúvida o seu relacionamento com Yoshi e a aproximaram de seu namorado da adolescência, Keegan, que agora estava construindo sua vida em Lago dos Sonhos.

"Keegan se aproximou e me deu um beijo no rosto, nada além de um cumprimento de amigo, mas mesmo assim me fez voltar no tempo. Senti a pressão cálida de seus lábios e seu cheiro conhecido de sabonete, suor e agora fogo." 

Não só o final como também o desenvolvimento da história acabaram me surpreendendo. Eu esperava um pouco mais de romance. Mas isso são características dos romances de Kim Edwards. A autora tem um estilo mais detalhista e menos sentimental de escrever. Suas cenas são muito bem construídas e cheias de detalhes. Dá para imaginar com bastante facilidade e com riqueza de detalhes os cenários e os personagens. A narrativa é um pouco lenta. Essa característica acaba fazendo muitas pessoas abandonarem a leitura antes do fim. Eu fui persistente. Não gosto de deixar nenhum livro sem terminar e como já havia tido uma experiência com a autora em O Guardião de Memórias achei que valia a pena ir até o final. E não me arrependi! O final aconteceu de uma forma bem inesperada, um pouco decepcionante eu diria, mas ainda assim teve um ponto positivo para a minha avaliação: no epílogo ela conta um pouquinho de como a vida de Lucy e Yoshi se desenvolve no Camboja depois que tudo se resolve em Lago dos Sonhos e no ultimo capítulo dá alguns detalhes sobre como vai ficar a vida dos demais personagens da história. Em fim, gosto da narrativa da autora, da maneira com que ela constrói seus personagens e o enredo, por isso gostei de Lago dos sonhos.

Eu indico esse livro. Para quem gosta de drama familiar é um prato cheio. Agora, quem gosta de narrativas mais rápidas e de mais romance é bom pensar bem antes de pegar o livro.

Minha avaliação final para Lago dos Sonhos foi 

Muito Bom!


Alguns quotes que separei durante a leitura:

"Ele devia estar ocupado agora [...] e, caso não estivesse, devia estar estirado no sofá ou em sua cama, com um ventilador rodando no teto alto. Ao pensar nisso imaginei-me lá ao seu lado e como ele poderia se virar para mim, como fizera tanto tempo antes, enquanto descobríamos um ao outro em meio às velhas máquinas, à medida que a luz que entrava pelas janelas ia enfraquecendo."

"Para mim, é esse o poder dessas histórias: o fato de não podermos quantificá-las, de elas estarem continuamente se abrindo e revelando algo novo."

"Ele pressionou alguma coisa lisa e redonda na palma da minha mão [...] Era o objeto que tínhamos feito no ateliê, com o fogo rugindo nos fornos e o vidro derretido na ponta do canudo. Keegan encostara seus lábios na ponta do canudo e seu sopro moldara o vidro por dentro. Depois levei os lábios ao metal, no mesmo lugar em que os seus estiveram, e meu sopro se misturara ao dele no abraço quente do vidro."

"Estamos descalços na água fria, que batia em nossos tornozelos. Ele se virou, levou uma das mãos ao meu rosto e me beijou com a mesma segurança que demonstrara ao caminhar pela floresta. Seus lábios tocaram os meus como se não houvesse passado tempo algum."

6 comentários:

  1. Oie Sabrina,
    Vim da agenda dos blogs ... adorei seu blog, estou participando!
    Ps.: Augusto Cury é Maraaa ;)
    Bjoo
    Rose
    http://roserabeloblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rose, obrigada por participar! Realmente, Augusto é mara!!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Sabrina.
    Ainda não li esse livro porque sempre tive receio...Parece ser uma história boa porém como eu adoro romances e este quase não tem, acabo ficando um pouco em dúvida se vale a pena lê-lo. Mas enfim, se um dia eu tiver oportunidade darei uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Alinne, tem pouco romance nele mesmo. A história é boa, mas tem esse ponto fraco.
      beijos

      Excluir
  3. não li esse ainda não, seguindo aqui, se puder me siga tambem. http://momentosdemulher2.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!