segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Jardim de Leitura

28/01/2013 Segunda-Feira

Olá galerinha do Jardim!!!

Quem leu nosso cronograma sabe que segunda-feira é dia de noticias sobre o mundo dos livros, mas hoje vou fazer diferente. Senti vontade de falar um pouquinho sobre o que é o Jardim de Leitura e sobre as minhas leituras.

Hoje está super na moda ter um blog literário. Todo mundo que gosta de ler têm seu blog literário. Uns fazem isso porque gostam. Outros por puro interesse de ganhar livros através dos programas de parcerias. Eu detesto admitir, mas comecei o blog pelo interesse de parcerias sim, mas no momento que começou a faltar tempo para o blog e eu não via o blog prosperar desisti disso. Tirei um tempo sem postar e até pensei em terminar de uma vez com o blog. Neste mês, no aniversário de um ano do blog, refleti sobre o assunto e resolvi ficar pelo simples fato de que gosto muito de ler. Ler tornou-se parte da minha vida. Não imagino a minha vida sem livros por perto. Desisti da ideia de fechar o blog e resolvi retomar o trabalho, embora com ritmo mais lento do que eu pretendia. Comecei a divulgar. Algumas pessoas visitaram e seguiram e outros nem sequer visitaram a página, mas é assim mesmo. E qual não foi a minha surpresa quando os meus leitores, embora poucos, começaram a aparecer. E o que mais me deixou admirada é que foi de autores de outros blogs literários onde eu encontrei maior apoio para o meu trabalho. Uns diriam que essas visitas e comentários foram feitos penas por interesse em retribuição de visitas. Eu digo que isso é um grande exemplo de coleguismo e porque não, amizade. Estou encantada com os poucos amigos que já arrumei aqui na blogosfera que, embora tendo pouco tempo como eu, não deixam de passar por aqui para prestigiar o meu trabalho. E é claro que eu retribuo! Com o maior prazer. E pensando nisso eu resolvi criar algo para presentear o pessoal que sempre passa por aqui para fazer uma visitinha e conferir as novidades. Não tenho bem certeza se será um sorteio de marcadores e coisinhas que nós leitores gostamos ou então um post especial. Mas em resumo, posso afirmar que as minhas intenções com o blog mudaram. Se desisti das parcerias? Claro que não. Mas blogs pequenos não têm espaço no mundo das parcerias com editoras. Um dia quando o Jardim for um blog maior eu tentarei de novo, mas enquanto isso não acontece continuo cultivando essa amizade com os meus companheiros leitores. Meu maior objetivo aqui no Jardim agora é contar sobre minhas aventuras com os livros. Minhas descobertas e aprendizados nessa universo fantástico da leitura. Quero incentivar a leitura na minha cidade, no meu circulo de amigos e conto com vocês, para se fazerem presentes nesse cantinho que eu cuido com o maior carinho, como um jardim de verdade. Aqui cada livro  é uma flor, cada postagem um fruto e cada umas das minhas visitas  lindas borboletas, pássaros e beija-flores que trazem vida e alegria.

E para não ficar só com essas palavras vamos falar um pouquinho sobre os nossos queridos livros!
Bom, como eu citei anteriormente fiquei um tempo sem postar. Mas nesse tempo que estive ausente não parei de ler, apenas não criei e publiquei as resenhas. Então resolvi fazer uma listinha com todos os livros que já li e resenhei aqui no blog e também com os livros que ainda não resenhei (todos os livros que eu coloquei na minha estante do Skoob).

Lidos&Resenhados

A Alquimia do Amor, Nicholas Sparks (essa é a edição portuguesa de O Casamento)
O Diário da Nossa Paixão, Nicholas Sparks (edição portuguesa de O Diário de Uma Paixão)
E Se Fosse Verdade, Marc Levy
O Diário de Bridget Jones, Helen Fielding
Amor em Tempos de Cólera, Gabriel García Márquez
O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontï
A Hospedeira, Stephenie Meyer
Diva, José de Alencar
Lucíola, José de Alencar
O Curioso Caso de Benjamin Button, Scott Fitzgerald (esse eu não li, mas fiz uma resenha bem legal com ajuda de um amigo do Skoob)
Comer Rezar Amar, Elizabeth Gilbert
Marley e Eu, John Grogan
O Código Da Vinci, Dan Brown
Linhas, Sophia Bennett
Coração de Tinta, Cornelia Funke

Essas foram as resenhas que eu postei até abril de 2012 e as primeiras deste ano. As demais resenhas postadas ano passado foram escritas por alunos de uma escola estadual da qual eu participei de um projeto de incentivo a leitura. Vale a pena conferir o projeto e as resenhas escritas pelos alunos. É só ir no arquivo do blog, nos meses de Maio e Junho de 2012.

Lidos&Ainda não resenhados.

O Simbolo Perdido, Dan Brown
O Guardião de Memórias, Kim Edwards
Na Jornada com Cristo, Max Lucado
Noites de Tormenta, Nicholas Sparks
Para Sempre, Kim e Krickitt Carpenter
Paixão, Lauren Kate
Tormenta, Lauren Kate
Fallen, Lauren Kate
A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak
A Cabana, Willian P. Young
Ponto de Impacto, Dan Brown
O Peregrino, John Bunyan
O Poder da Mulher que Ora, Stomie Omartian
A Caixa de Natal, Richard Paul Evans
A Ultima Música, Nicholas Sparks
Inocência, Visconde de Taunay
O Mestre Inesquecível, Augusto Cury
Terra Vermelha, Domingos Pellegrini
A Breve Segunda Vida de Bree Tanrer, Stephenie Meyer
Os Diários Secretos de Agatha Christie, John Curran
Encontrei Meu Lugar, Rick Richardson
Quando Me Amei de Verdade, Kim McMillen e Alison McMillen
Crepúsculo, Stephenie Meyer
Lua Nova, Stephenie Meyer
Eclipse, Stephenie Meyer
Amanhecer, Stephenie Meyer

Também li dois livros de Paulo Freire para a universidade, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, pois estou cursando licenciatura em Ciências Exatas e tenho as cadeiras pedagógicas. Não achei necessidade de resenhá-los para postar aqui, mas talvez eu traga uma visão pedagógica sobre a obra. Pode ser legal para quem não é da área também.
Na minha estante do Skoob tem mais cinco livros que li na minha época de ensino fundamental, mas esses vou esperar minha irmã ler e fazer as resenhas pois já não me lembro muito bem dos detalhes das histórias.
Assim que for possível quero dar uma relida nesses livros e escrever as resenhas para postar aqui.
Já leram algum desses livros? O que acharam deles?

Por hoje é só.
Fiquem ligadinhos porque quarta tem resenha!
Abraços
Sabrina

2 comentários:

  1. Oi Sabrina noussaaa quantos livros *O*,continue sempre com seu sonho,divulgue muito e continuei com essa amizade e coleguismo isso é bom,escrever é uma arte e como toda arte tem que ter amor ..

    beijos!sucesso!

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day! Obrigada querida! Estou adorando ter você sempre aqui no meu cantinho! Amigos virtuais também podem ser grandes amigos. Sucesso pra você também na sua jornada de escritora.
      beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!