terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Amor em tempos de cólera


Amor nos Tempos do Cólera

ou
Amor em Tempos de Cólera

Gabriel García Márquez

“...Teria preferido renunciar, atirar tudo pela janela, morrer, a falhar a Fermina Daza.”

Florentino Ariza e Fermina Daza são os protagonistas de uma história de amor que sobreviveu a mais de meio século quase sem nenhum contato. Eles se apaixonaram enquanto ainda eram adolescentes.
Florentino Ariza conheceu Fermina por acaso. Quando foi entregar uma correspondência ao pai de Fermina, Lorenzo Daza, ele viu a jovem pela janela do quarto de costura onde ela estava com sua tia Escolástica. Como ele trabalhava no telégrafo da cidade ele aproveitou essa oportunidade para ver Fermina Daza. Até que um dia ele escreveu uma correspondência a ela declarando todo o seu amor e a pedindo em casamento.
Esse tão puro e ingênuo amor teve muitas barreiras. O pai de Fermina que não aprovava a união; a distância quando Fermina Daza esteve fora da cidade; o casamento de dela com Juvenal Urbino...
Florentino Ariza me encantou! É um personagem muito marcante. Suas características físicas com certeza não chamam nem um pouco a atenção, mas seu amor e sua perseverança são suficientes para conquistar qualquer coração. Ele suporta até mesmo o desprezo de sua amada.
Em uma longa viagem planejada por Lorenzo para afastar a filha de Florentino, eles continuam se correspondendo por cartas e Fermina acaba criando uma imagem que não correspondia à aparência de Florentino e sim ao seu coração. Ela então, quando o vê pessoalmente acaba se decepcionando e o rejeita. Isso me cortou o coração! Mas Florentino continuou firme em seu propósito e após cinqüenta e três anos, sete meses e onze dias ele finalmente está a sós com Fermina e pode lhe dizer aquilo que ele sentia e que talvez ela sempre soubesse: que ele estaria ali, por toda a vida.

2 comentários:

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!